Projeto
Sanep lança projeto de serviços simultâneos nos bairros
Onda do Saneamento prevê ações de melhorias em formato de força-tarefa
Divulgação -
Abastecimento
A Onda do Saneamento traz uma novidade significativa para a praia: o reforço na distribuição de água com a chegada de um novo contêiner para integrar o sistema da Estação de Tratamento de Água (ETA) Móvel, implantado no bairro em 2018. A estrutura, que chegou na sexta-feira (10) e passará a operar nos próximos dias, vai viabilizar mais segurança e estabilidade à rede de abastecimento de todo o Laranjal, uma vez que aumentará a produção de água tratada em 42% durante o veraneio.
Serviços de rua e melhorias
Os departamentos de Águas, Esgoto e Drenagem estarão presentes para executar consertos de vazamentos, ligações de água e de esgoto, e limpeza de canais. Neste ano, quatro estruturas responsáveis pelo escoamento da chuva no Laranjal já receberam o serviço de desobstrução: os canais das avenidas Arthur Augusto Assumpção (três vezes) e Espírito Santo (três vezes), e das ruas Morro Redondo (duas vezes) e Nova Prata.
Ainda, serviços de manutenção na praia – feitos durante todo o ano – serão reforçados neste período, como o conserto dos chuveiros e a troca de dois banheiros instalados pelo Sanep – cada um com seis cabines. A autarquia também está providenciando a licitação para a implantação de banheiros químicos para complementar a infraestrutura oferecida à população.
Ampliação da coleta
Até o final de março, a frequência do recolhimento de resíduos orgânicos será ampliada no Laranjal. Além de segunda, quarta e sexta, o serviço também será realizado aos sábados, devido ao aumento da população durante o período nos balneários dos Prazeres, Santo Antônio e Valverde, e na Colônia Z3. As coletas orgânica e seletiva são feitas de porta em porta e alcançam 100% do Laranjal, lembrou Michele.
“Além das intervenções de rua, como consertos de vazamentos e limpeza de canais, a ideia é promover a conscientização da comunidade de cada região, a partir dos nossos projetos de educação ambiental, como o Óleo Sustentável, que depende muito da participação dos moradores ao descartar o produto de forma correta”, salientou. O Laranjal também conta com um Ecoponto que funciona de segunda a sábado, de manhã e à tarde, e representa mais uma opção para os moradores levarem seus resíduos recicláveis e outros itens volumosos, como móveis, colchões e eletrodomésticos, evitando o descarte nas ruas.
Proximidade com a população
O Núcleo de Educação Ambiental em Saneamento (Neas) participa da Onda do Saneamento com a distribuição de materiais informativos, ecobags e amostras de sabão e detergente, produzidas no projeto Óleo Sustentável. É uma oportunidade para conversar com os moradores e incentivar a adesão a hábitos importantes para o meio ambiente, como a separação do lixo e a economia de água. Durante a semana, o Neas se voluntariou, junto à Secretaria de Qualidade Ambiental e a alunos da Universidade Federal de Pelotas e do Câmpus Visconde da Graça/IFSul, para realizar uma limpeza na beira da praia, retirando resíduos descartados incorretamente no local.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário